20 de outubro de 2017

ESPELHO FUMEGANTE

Foto por Bia Unruh
"Faz três mil anos tinha um ser humano, igual a você e eu, que vivia próximo de uma cidade rodeada de montanhas. Este ser humano estudava para converter-se num xamã, para aprender o conhecimento de seus ancestrais, mas não estava totalmente de acordo com tudo o que aprendia. Em seu coração sentia que devia ter algo mais.
Num dia, enquanto dormia numa gruta, sonhou que via seu próprio corpo dormindo. Saiu da gruta a uma noite de lua cheia. O céu estava limpo e viu uma infinidade de estrelas. Então, algo sucedeu em seu interior que transformou sua vida para sempre. Olhou as mãos, sentiu seu corpo e ouviu sua própria voz que dizia: “Sou feito de luz; sou feito de estrelas”.
Olhou ao céu de novo e deu-se conta de que não são as estrelas as que criam a luz, senão que é a luz que cria as estrelas. “Tudo é feito de luz - disse -, e o espaço no meio não está vazio.” E soube que tudo o que existe é um ser vivente, e que a luz é a mensageira da vida, porque está viva e contém toda a informação.
Então deu-se conta de que, ainda que era feito de estrelas, ele não era essas estrelas. “Estou no meio das estrelas”, pensou. Assim chamou às estrelas o tonal e à luz que tinha entre as estrelas o nagual, e soube que o que criava a harmonia e o espaço entre ambos é a Vida ou Tentativa. Sem Vida, o tonal e o nagual não existiriam. A Vida é a força do absoluto, o supremo, a Criadora de todas as coisas.
Isto é o que descobriu: Tudo o que existe é uma manifestação do ser vivente ao qual chamamos Deus. Todas as coisas são Deus. E chegou à conclusão de que a percepção humana é só luz que percebe luz. Também se deu conta de que a matéria é um espelho - tudo é um espelho que reflete luz e cria imagens dessa luz - e o mundo da ilusão, o Sonho, é tão só como uma fumaça que nos impede ver o que realmente somos. “O que realmente somos é puro amor, pura luz”, disse.
Esta descoberta mudou sua vida. Uma vez soube o que em verdade era, olhou a seu redor e viu a outros seres humanos e ao resto da natureza, e lhe assombrou o que viu. Viu-se a si mesmo em todas as coisas: em cada ser humano, em cada animal, em cada árvore, na água, na chuva, nas nuvens, na terra ... E viu que a Vida misturava o tonal e o nagual de diferentes maneiras para criar milhões de manifestações de Vida.
Nesses instantes compreendeu-o tudo. Sentia-se entusiasmado e seu coração transbordava paz. Estava impaciente por revelar às pessoas o que tinha descoberto. Mas não tinha palavras para explicá-lo. Tentou descrevê-lo aos demais, mas não o entendiam. Viram que tinha mudado, que algo muito belo irradiava de seus olhos e de sua voz. Comprovaram que já não emitia julgamentos sobre nada nem ninguém. Já não se parecia a ninguém.
Ele os compreendia muito bem a todos, mas a ele ninguém compreendia. Acharam que era uma encarnação de Deus; ao ouvi-lo, ele sorriu e disse: “É verdadeiro. Sou Deus. Mas vocês também o sois. Todos somos iguais. Somos imagens de luz. Somos Deus”. Mas as pessoas seguiam sem entendê-lo.
Tinha descoberto que era um espelho para os demais, um espelho no qual podia ver-se a si mesmo. “Cada um é um espelho”, disse. Via-se em todos, mas ninguém via a si mesmo nele. E compreendeu que todos sonhavam mas sem ter consciência disso, sem saber o que realmente eram. Não podiam ver-se a eles mesmos nele porque tinha um muro de nevoeiro ou fumaça entre os espelhos. E esse muro de nevoeiro estava construído pela interpretação das imagens de luz: o Sonho dos seres humanos.
Então soube que cedo esqueceria tudo o que tinha aprendido. Queria lembrar-se de todas as visões que tinha tido, assim decidiu chamar a si mesmo Espelho Fumegante para recordar sempre que a matéria é um espelho e que a fumaça que há no meio é o que nos impede saber quem somos. E disse: “Sou Espelho Fumegante porque vejo-me em todos vocês, mas não nos reconhecemos mutuamente pela fumaça que há entre nós. Essa fumaça é o Sonho, e o espelho és tu, o sonhador”.         (O Quatro Compromissos da Sabedoria Tolteca – Don Miguel Ruiz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que suas conexões com a LUZ estejam cada vez mais estreitas.
Obrigada pela visita!